Os Pellets de madeira são um combustível amigo do ambiente, libertando muito menos CO2 do que qualquer outro combustível fóssil. Em termos de poluição, comparativamente aos outros combustíveis, os Pellets libertam menos monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2).
Além disso, uma das suas principais vantagens é ter um preço bastante mais competitivo do que o gás ou o gasóleo.
Estando este tipo de energia associado ao fator económico, e dada a atual conjuntura, acreditamos que a associação do fator ambiental à grande redução de custos ao nível de consumo constituirá, sem dúvida, uma grande mais-valia para a V/ atividade.
Uma possível alteração de um sistema a Gás ou gasóleo para o sistema de pellets é extremamente simples e eficaz, assentando apenas na mudança do queimador da caldeira existente, por outro, com funcionamento a pellets.
A V/empresa poderá ter poupanças na ordem dos 25% a 50%, dependendo do equipamento existente e com possibilidade de não ter de fazer qualquer investimento.
Mais se informa que existe um subsídio de 35%, a fundo perdido, para a aquisição dos equipamentos que funcionam para aquecimento de águas quentes.